O projeto TerraClass

O Projeto TerraClass foi estruturado em 2010 com o objetivo de atender uma demanda do Governo Federal relacionada à qualificação dos desmatamentos observados na região da Amazônia Legal e endereçada a gestores e colaboradores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os produtos gerados pelo projeto TerraClass oferecem subsídios para a definição de ações governamentais referentes ao desenvolvimento da produção agrícola nacional com bases sustentáveis, à preservação da biodiversidade nacional e à manutenção da qualidade dos serviços ambientais. Em 2015, durante a expansão das ações do projeto para o bioma Cerrado, ano base 2013, foi publicada a Portaria MMA nº 365 de 27 de novembro de 2015, do Ministério do Meio Ambiente, criando o Programa de Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros (PMABB), que tem por objetivo expandir as ações de mapeamento e monitoramento para os demais biomas brasileiros.



Classes Temáticas



Dados disponíveis


  • Selecionar Região
  • Bioma Cerrado
  • Unidades da Federação
  • Municípios
  • Unidades de Planejamento Hídrico


Arquivos Disponíveis:
Nenhum registro encontrado.


WEBGIS TERRACLASS

O WebGIS TerraClass é um sistema de geoinformações destinado ao acesso, visualização e análise dos dados de uso e cobertura da terra identificados em áreas antropizadas dos biomas brasileiros, mapeadas pelo Prodes. Além de facilitar a visualização, a sobreposição e a manipulação dos mapeamentos da série histórica do TerraClass, por meio de ferramentas de comparação entre os anos e mecanismos para a obtenção de medidas de área e distância, o sistema também oferece serviços geográficos por meio da geração de gráficos de setores das classes de uso e cobertura da terra em diferentes recortes geográficos nos níveis regional, estadual, municipal e por Unidade de Planejamento Hídrico (UPH).



APOIO

O projeto FIP Paisagens Rurais objetiva fortalecer a adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais, bem como de práticas agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono em bacias hidrográficas selecionadas do bioma Cerrado. Tem coordenação do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês), gerenciados pelo Banco Mundial, o projeto é realizado pela agência de cooperação técnica alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), por encargo do BMZ (Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe / MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - (Embrapa/Mapa).
Para mais informações acesse: fip.mma.gov.br



Institucional

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é uma das instituições responsáveis pela coordenação e execução do Projeto TerraClass. Participa dessa iniciativa a unidade Embrapa Agricultura Digital, criada em 1985 e localizada no município de Campinas, SP.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é uma das instituições responsáveis pela coordenação e execução do Projeto TerraClass, sendo representada pela Coordenação de Observação da Terra (OBT), criada em 1969 e localizada em São José dos Campos, SP.

>