O projeto TerraClass

O Projeto TerraClass foi estruturado em 2010 com o objetivo de atender uma demanda do Governo Federal relacionada à qualificação dos desmatamentos observados na região da Amazônia Legal e endereçada a gestores e colaboradores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os produtos gerados pelo projeto TerraClass oferecem subsídios para a definição de ações governamentais referentes ao desenvolvimento da produção agrícola nacional com bases sustentáveis, à preservação da biodiversidade nacional e à manutenção da qualidade dos serviços ambientais. Em 2015 foi publicada a Portaria MMA nº 365 de 27 de novembro de 2015, do Ministério do Meio Ambiente, criando o Programa de Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros (PMABB), que tem por objetivo expandir as ações de mapeamento e monitoramento para os demais biomas brasileiros.



Classes Temáticas



Dados disponíveis


  • Selecionar Região
  • Amazônia Legal
  • Unidades da Federação
  • Municípios
  • Unidades de Planejamento Hídrico


Arquivos Disponíveis:
Nenhum registro encontrado.


WEBGIS TERRACLASS

O WebGIS TerraClass é um sistema de geoinformações destinado ao acesso e à visualização dos dados de uso e cobertura da terra identificados em áreas desmatadas da Amazônia Legal. Propicia a visualização, a sobreposição e a manipulação dos mapeamentos da série histórica do TerraClass de forma rápida, gratuita e intuitiva, por meio de ferramentas de comparação entre os anos e mecanismos para a obtenção de medidas de área e distância sobre o mapa. O sistema também oferece serviços geográficos por meio da geração de gráficos de setores das classes de uso e cobertura da terra em diferentes recortes geográficos nos níveis regional, estadual, municipal e por Unidade de Planejamento Hídrico (UPH). Além disso, é possível gerar matrizes de transições que mostram a dinâmica entre as classes temáticas de uso e cobertura da terra, em diferentes pares de anos, e diagramas de transições baseados no fluxograma de Sankey, que apresentam as mudanças ocorridas entre todas as classes para todos os anos, de forma interativa e flexível, permitindo a visualização das áreas de dinâmica sobre o mapa.





Institucional

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é uma das instituições responsáveis pela coordenação e execução do Projeto TerraClass. Participam dessa iniciativa as unidades Embrapa Agricultura Digital, criada em 1985 e localizada no município de Campinas, SP, e a Embrapa Amazônia Oriental, criada em 1975 e localizada no município de Belém, PA.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é uma das instituições responsáveis pela coordenação e execução do Projeto TerraClass, sendo representada pelo Centro Regional da Amazônia (CRA), criado em 2007 e localizado no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, no município de Belém, PA e pela Coordenação de Observação da Terra (OBT), criada em 1969 e localizada em São José dos Campos, SP.